terça-feira, 1 de outubro de 2019

Marketing Digital e Inbound Marketing


O marketing digital surge como uma nova forma de comunicação com o cliente. 
O marketing tradicional se utiliza de canais offline como propagandas realizadas por meio da TV, rádio e mídia impressa, visando atingir o cliente final. Já o marketing digital também almeja criar valor para seus clientes e chamar sua atenção. O que muda é o meio de propagação de conteúdo que é disseminado através da internet por meio de redes sociais, sites e blogs tornando a comunicação mais rápida e assertiva. Em um mundo conectado a utilização do marketing digital se torna cada vez mais necessário. 

Inbound Marketing
As pessoas estão se conectando gradativamente, mas cada vez é mais comum usar a internet para obter informações sobre produtos ou serviços que atendam expectativas e necessidades.

Independente do tipo de negócio, o que se busca é cativar, chamar a atenção dos clientes por meios de disseminação de  conteúdo na internet e esta é a diferença do inbound marketing. Na abordagem tradicional as empresas buscam os clientes, ou seja se criam meios de chegar até eles; o inbound marketing trabalha com uma nova perspectiva cujo objetivo é fazer com que os possíveis clientes procurem seu produto ou serviço por espontânea vontade.




Estágios do inbound marketing (funil de vendas de marketing digital)



É preciso desenvolver assuntos que despertem o real interesse do público que almeja atingir e se espera que o  cliente fiel. Assim, contar com o marketing de conteúdo é ter um poderoso aliado.

O inbound marketing é a melhor ferramenta a ser utilizada no atual modelo de mercado e nos atuais costumes do consumidor. As etapas do inbound marketing ou funil de vendas são: atrair, converter, relacionar, vender e analisar.

Atrair
Todos os esforços são voltados a criar conteúdo interessantes. Assim, o que se pretende é fazer com que os possíveis clientes venham até a empresa por livre e espontânea vontade. O resultado é um público totalmente engajado e predisposto a consumir produtos ou serviços.
Mecanismos de busca como o Google, Bing e Yahoo atuam como facilitadores para o inbound marketing. Com eles a partir de uma simples busca o leitor será direcionado à conteúdos exclusivos que esteja procurando no momento.

Converter
O usuário passa de um simples visitante para um lead. Leads são clientes que demonstraram interesse pelo seu conteúdo e disponibilizaram seus dados como email ou até mesmo redes sociais para obter algum benefício em troca.

Relacionar

Depois de ter conseguindo transformar um visitante em lead é necessário continuar mantendo contato e demonstrando que seu produto ou serviço podem satisfazer suas necessidades. Podem ser utilizados e-mails promocionais, email marketing e newsletter só que para isso o conteúdo a ser disseminado através desses meios devem ser relevante para proporcionar o interesse de compra imediato.

Vender
Todo caminho virtual percorrido até o momento tem objetivo de gerar demanda para a empresa. Um website destinado à venda pode ocorrer por este próprio canal. Contudo, ainda há o caso de produtos vendidos em uma loja física e aí é necessário que se entre em contato com o vendedor.

Analisar



A última e não menos importante etapa é a verificação da satisfação do cliente em relação ao seu produto ou serviço. Somente assim poderá saber se suas estratégias estão tendo o efeito esperado, e por meio disto, proporcionar melhorias que contribuam para alcançar um maior número de clientes.

Um dos exemplos mais comuns de análise é o que ocorre com o You tube, Instagram e Facebook, que medem sua audiência através de curtidas e seguidores. Esta é a base para uma empresa medir a relevância do seu produto ou serviço para o público-alvo ao qual se destina.
Se o público o segue é porque está interessado no conteúdo que está sendo oferecido pela sua empresa. Outra possibilidade está no status do WhatsApp: pode-se ter uma ideia do interesse no assunto que está sendo postado pelo número de visualizações que ele tiver.

Todas as etapas do inbound marketing são importantes. Se você pretende investir no marketing digital, ao seguir essa estratégia corretamente poderá obter resultados melhores e mais assertivos.

Referência 
 Resultados Digitais. Inbound Marketing. publicado em 27 de junho de 2016.Disponivel em:< https://resultadosdigitais.com.br/especiais/inbound-marketing/>.

Rodolfo Benetti. Guia completo sobre Inbound Marketing. publicado em 03 de junho de 2019.Disponivel em:< https://www.organicadigital.com/blog/guia-completo-sobre-inbound-marketing/>.

Imagens de Pixabay.

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