sábado, 18 de abril de 2020

Especial Imposto de Renda - Dedução do Imposto de Renda e Gastos Escolares


O imposto de renda (IR) é o valor descontado que incide diretamente nos rendimentos da pessoa física ou jurídica, para após ser destinado ao Governo Federal. O prazo para dedução do imposto de renda já está valendo: deve declarar quem teve rendimentos de até R$ 28.559,70 no ano de 2019. Neste momento muitas dúvidas surgem e uma delas está relacionada aos gastos escolares. O que pode ou não ser deduzido no Imposto de renda?


Gastos com educação permitem a diminuição do imposto ou garantem uma restituição posteriormente, mas é preciso ter cautela já que existem regras para isso. É importante lembrar que há dois tipos de declaração: a simplificada que oferece um valor fixo de 20% ao contribuinte, e a completa que permite a dedução das despesas.

Mas afinal quais são os gastos com educação que podem ser deduzidos no IR?

Gastos com educação possuem um limite de até R$ 3.561,50 por dependentes com idade máxima de 24 anos para serem reduzidos. Ao passar dessa idade as despesas educacionais não podem ser abatidas.
Despesas com matrícula e mensalidades desde a educação infantil, ensino fundamental, ensino médio até a educação superior e profissional, sejam efetuadas dentro ou fora do Brasil são dedutíveis.




Erros na inclusão de despesas com educação que levam à malha fina:

A inclusão errônea de despesas com educação pode vir a trazer problemas. Então atente-se para o que não pode ser declarado:
Gastos com cursos extracurriculares
§  idiomas
§  informática
§  natação
§  dança
§  cursos preparatórios
Gastos com materiais didáticos
§  Livros
§  Cadernos
§  Utensílios escolares (caneta, lápis, borracha, entre outros)
Apesar destes gastos estarem relacionados com a educação, não são diretos com a instrução, portanto, não podem ser deduzidos no imposto de renda.

Como declarar as despesas educacionais?

A declaração dos gastos deve ser feita na aba “pagamentos efetuados”, sendo necessário ter todos os comprovantes das despesas - próprias ou dos dependentes. Vale lembrar que é muito importante guardar todos os documentos comprovantes da declaração por pelo menos 5 anos.

Referências
Imagens de Pixabay
G1 ECONOMIA IMPOSTO DE RENDA 2020.  Imposto de Renda 2020: Veja os gastos que podem ser descontados e os limites de dedução. Publicado em 08 de março de 2020. Disponível em :< https://g1.globo.com/economia/imposto-de-renda/2020/noticia/2020/03/08/imposto-de-renda-2020-veja-os-gastos-que-podem-ser-descontados-e-os-limites-de-deducao.ghtml>.

PRISCILA YAZBEK. Os 12 erros do Imposto de Renda que mais levam à malha fina. Publicado em 26 de abril de 2016.Disponivel em:< https://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/os-12-erros-do-imposto-de-renda-que-mais-levam-a-malha-fina/>.

Paulo Amorim. Dedução do IR 2020 incluí gastos com material escolar? Saiba aqui!. Publicado em 04 de abril de 2020.Disponivem em:< https://fdr.com.br/2020/04/04/deducao-do-ir-2020-inclui-gastos-com-material-escolar-saiba-aqui/>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Especial Imposto de Renda - Dedução do Imposto de Renda e Gastos Escolares

O imposto de renda (IR) é o valor descontado que incide diretamente nos rendimentos da pessoa física ou jurídica, para após ser destinado ...