Liderar
é estabelecer um objetivo claro para o trabalho, motivando, treinando e
capacitando sua equipe para o cumprimento desse objetivo.
Em uma organização os
colaboradores devem aprender e crescer com o líder. Para que isso ocorra,
existem algumas habilidades necessárias: Comunicação, Respeito, Paixão, Prazer
em aprender e ensinar.
As grandes realizações só são
possíveis através do trabalho em equipe. Neste contexto, a atuação da liderança
é fundamental para criar equipes engajadas e compromissadas. Uma característica
importante de um bom líder é saber se comunicar, estar constantemente
conversando com todos e partilhando as informações.
O aprendizado constante é a
fonte de energia que mantem a liderança acesa em relação à organização e como
ela se posiciona em relação ao ambiente. Para criar uma organização importante
ou transformá-la é necessária uma liderança carismática. O carisma deriva das
necessidades emocionais das pessoas e dos eventos dramáticos associados ao
exercício da liderança. Atos ousados e criativos do líder ajudam a criar uma
imagem carismática.
A motivação também é
combustível para despertar o potencial de uma pessoa, e a tendência é que o
indivíduo dê o melhor de si quando está motivado. Isso vai muito além de um bom
salário e de ótimos benefícios oferecidos pela empresa: ela é um conjunto de
percepções, pensamentos e direcionamentos que levam o indivíduo a um estado de
realização.
Por isso, é fundamental
procurar sempre novas maneiras de se motivar, motivar uma organização e suas
equipes para garantir uma boa performance de um negócio como um todo e,
consequentemente, uma vantagem competitiva diante dos demais concorrentes.
Na verdade, se queres ser
seguido tenhas visão, se apaixone por ela, e busque com todas as suas forças e habilidades
a sua realização. Como todo apaixonado, o líder que tem uma visão positiva de
futuro fala conquista, convence e influência as pessoas à sua volta para também
se apaixonarem por esta visão.
A Visão é o estado desejado, é
para onde o líder deseja levar a sua instituição ou empresa. Todo caminho é
valido quando não se sabe para onde está indo, e muitos acabam se perdendo
durante a jornada.
Tanto na vida como nas
empresas, os líderes que só dizem “sim” estão fadados ao fracasso. As
empresas e organizações que possuem líderes que assumem o papel de “bonzinhos”,
caminharão para grandes prejuízos e péssimos resultados, que ao se acumularem
durante algum tempo, podem levar à completa ruína ou falência da empresa.
A pessoa que se propõem
liderar uma empresa tem que estar pronta para ter conversas difíceis com seus
colaboradores, e dizer alguns “nãos” fundamentados em dados e argumentos sólidos.
Com certeza, esta conversa difícil, mas franca, trará algum crescimento para aquele
colaborador e para o próprio líder na medida em que exercita e potencializa
suas habilidades.
Referências
SOFTWARE
AVALIAÇÃO BLOG.
Disponível em: <https://blog.softwareavaliacao.com.br/lideranca-nas-organizacoes/
>
JOSE
ROBERTO MARQUES. Qual a importância da liderança nas
organizações. Publicado em: 02 de abril de 2019. Disponível em: <https://www.jrmcoaching.com.br/blog/qual-importancia-da-lideranca-nas-organizacoes/>
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