quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Liderança nas Organizações


Liderar é estabelecer um objetivo claro para o trabalho, motivando, treinando e capacitando sua equipe para o cumprimento desse objetivo.

Em uma organização os colaboradores devem aprender e crescer com o líder. Para que isso ocorra, existem algumas habilidades necessárias: Comunicação, Respeito, Paixão, Prazer em aprender e ensinar.
As grandes realizações só são possíveis através do trabalho em equipe. Neste contexto, a atuação da liderança é fundamental para criar equipes engajadas e compromissadas. Uma característica importante de um bom líder é saber se comunicar, estar constantemente conversando com todos e partilhando as informações.
O aprendizado constante é a fonte de energia que mantem a liderança acesa em relação à organização e como ela se posiciona em relação ao ambiente. Para criar uma organização importante ou transformá-la é necessária uma liderança carismática. O carisma deriva das necessidades emocionais das pessoas e dos eventos dramáticos associados ao exercício da liderança. Atos ousados e criativos do líder ajudam a criar uma imagem carismática.
A motivação também é combustível para despertar o potencial de uma pessoa, e a tendência é que o indivíduo dê o melhor de si quando está motivado. Isso vai muito além de um bom salário e de ótimos benefícios oferecidos pela empresa: ela é um conjunto de percepções, pensamentos e direcionamentos que levam o indivíduo a um estado de realização.
Por isso, é fundamental procurar sempre novas maneiras de se motivar, motivar uma organização e suas equipes para garantir uma boa performance de um negócio como um todo e, consequentemente, uma vantagem competitiva diante dos demais concorrentes.
Na verdade, se queres ser seguido tenhas visão, se apaixone por ela, e busque com todas as suas forças e habilidades a sua realização. Como todo apaixonado, o líder que tem uma visão positiva de futuro fala conquista, convence e influência as pessoas à sua volta para também se apaixonarem por esta visão.
A Visão é o estado desejado, é para onde o líder deseja levar a sua instituição ou empresa. Todo caminho é valido quando não se sabe para onde está indo, e muitos acabam se perdendo durante a jornada.
Tanto na vida como nas empresas, os líderes que só dizem “sim” estão fadados ao fracasso. As empresas e organizações que possuem líderes que assumem o papel de “bonzinhos”, caminharão para grandes prejuízos e péssimos resultados, que ao se acumularem durante algum tempo, podem levar à completa ruína ou falência da empresa.
A pessoa que se propõem liderar uma empresa tem que estar pronta para ter conversas difíceis com seus colaboradores, e dizer alguns “nãos” fundamentados em dados e argumentos sólidos. Com certeza, esta conversa difícil, mas franca, trará algum crescimento para aquele colaborador e para o próprio líder na medida em que exercita e potencializa suas habilidades.


Referências
SOFTWARE AVALIAÇÃO BLOG. Disponível em: <https://blog.softwareavaliacao.com.br/lideranca-nas-organizacoes/ > 
JOSE ROBERTO MARQUES. Qual a importância da liderança nas organizações. Publicado em: 02 de abril de 2019. Disponível em: <https://www.jrmcoaching.com.br/blog/qual-importancia-da-lideranca-nas-organizacoes/>


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