quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Liderança nas Organizações


Liderar é estabelecer um objetivo claro para o trabalho, motivando, treinando e capacitando sua equipe para o cumprimento desse objetivo.

Em uma organização os colaboradores devem aprender e crescer com o líder. Para que isso ocorra, existem algumas habilidades necessárias: Comunicação, Respeito, Paixão, Prazer em aprender e ensinar.
As grandes realizações só são possíveis através do trabalho em equipe. Neste contexto, a atuação da liderança é fundamental para criar equipes engajadas e compromissadas. Uma característica importante de um bom líder é saber se comunicar, estar constantemente conversando com todos e partilhando as informações.
O aprendizado constante é a fonte de energia que mantem a liderança acesa em relação à organização e como ela se posiciona em relação ao ambiente. Para criar uma organização importante ou transformá-la é necessária uma liderança carismática. O carisma deriva das necessidades emocionais das pessoas e dos eventos dramáticos associados ao exercício da liderança. Atos ousados e criativos do líder ajudam a criar uma imagem carismática.
A motivação também é combustível para despertar o potencial de uma pessoa, e a tendência é que o indivíduo dê o melhor de si quando está motivado. Isso vai muito além de um bom salário e de ótimos benefícios oferecidos pela empresa: ela é um conjunto de percepções, pensamentos e direcionamentos que levam o indivíduo a um estado de realização.
Por isso, é fundamental procurar sempre novas maneiras de se motivar, motivar uma organização e suas equipes para garantir uma boa performance de um negócio como um todo e, consequentemente, uma vantagem competitiva diante dos demais concorrentes.
Na verdade, se queres ser seguido tenhas visão, se apaixone por ela, e busque com todas as suas forças e habilidades a sua realização. Como todo apaixonado, o líder que tem uma visão positiva de futuro fala conquista, convence e influência as pessoas à sua volta para também se apaixonarem por esta visão.
A Visão é o estado desejado, é para onde o líder deseja levar a sua instituição ou empresa. Todo caminho é valido quando não se sabe para onde está indo, e muitos acabam se perdendo durante a jornada.
Tanto na vida como nas empresas, os líderes que só dizem “sim” estão fadados ao fracasso. As empresas e organizações que possuem líderes que assumem o papel de “bonzinhos”, caminharão para grandes prejuízos e péssimos resultados, que ao se acumularem durante algum tempo, podem levar à completa ruína ou falência da empresa.
A pessoa que se propõem liderar uma empresa tem que estar pronta para ter conversas difíceis com seus colaboradores, e dizer alguns “nãos” fundamentados em dados e argumentos sólidos. Com certeza, esta conversa difícil, mas franca, trará algum crescimento para aquele colaborador e para o próprio líder na medida em que exercita e potencializa suas habilidades.


Referências
SOFTWARE AVALIAÇÃO BLOG. Disponível em: <https://blog.softwareavaliacao.com.br/lideranca-nas-organizacoes/ > 
JOSE ROBERTO MARQUES. Qual a importância da liderança nas organizações. Publicado em: 02 de abril de 2019. Disponível em: <https://www.jrmcoaching.com.br/blog/qual-importancia-da-lideranca-nas-organizacoes/>


segunda-feira, 7 de outubro de 2019

AS MULHERES E O MERCADO DE TRABALHO


Histórico

Os costumes da sociedade durante muito tempo foram baseados no estereótipo de que as mulheres deveriam somente atuar como donas de casa, enquanto os homens seriam os provedores do lar.

A perspectiva começou a mudar com a Revolução industrial ocorrida entre os séculos XVIII e XIX: a produção aumentou exponencialmente com o surgimento das máquinas. Neste contexto passou a ser requerido um aumento no número de trabalhadores e as mulheres foram inseridas dentro das fabricas. De um modo geral, a mão de obra feminina era mais barata e, assim, era menos valorizada; ou seja, a entrada da mulher no mercado de trabalho, vista historicamente, está ligada ao sistema capitalista da época.



A inserção feminina no mercado de trabalho

Ao longo do tempo houve um crescimento da participação feminina no mercado de trabalho, mas ela ainda é inferior à participação dos homens.

As desigualdades no trabalho da mulher em relação ao trabalho do homem, não se limitam apenas pela quantidade de cargos ocupados: ainda são notáveis as diferenças na qualidade dos cargos em que são inseridas como também na remuneração que, na maior parte dos casos,  continua sendo inferior à dos homens.


Ocupações socialmente relacionadas às mulheres

As vertentes que defendem a divisão do trabalho por gênero adotam a concepção de que existem tipos de trabalhos para as mulheres e para os homens.



As ocupações destinadas às mulheres estão ligadas ao tradicionalismo antiquado da mulher com a função exclusiva de cuidadora. Como exemplos temos o trabalho doméstico, a educação infantil e a culinária.
Estes trabalhos relacionados tipicamente a um gênero ou outro são vistos de formas diferentes de acordo com cada cultura. No Brasil a culinária pode ser vista como uma função feminina, mas em outro país pode ocorrer o oposto e esta ser exclusivamente uma tarefa masculina. Então estas visões não são universais.

Vantagens e benefícios que as empresas podem ter ao contratar mulheres

As mulheres são as que mais se preocupam com a qualificação e estão buscando aprimorar seus conhecimentos. Mas, apesar de superarem os homens em indicadores educacionais, ainda sofrem com a desigualdade ao entrarem no mercado de trabalho.
  • Aos poucos esta perspectiva está mudando e as empresas estão enxergando as vantagens de contratar mulheres para integrar sua equipe de funcionários. Algumas destas vantagens são:
  • Mantém equilíbrio entre o pessoal e o profissional
  • Possuem capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo sem perder a qualidade
  • São flexíveis e participativas
  • Desenvolvem maior capacidade de comunicação e empatia
  • Possuem maior comprometimento com as funções que lhe são designadas

Apesar de além de trabalhar a mulher ainda cumprir as tarefas de donas de casa, elas sabem separar ambos os lados e se dedicam ao máximo profissionalmente, sendo organizadas, dedicadas e focadas em seu trabalho.
A ideia tradicionalista de mulher cuidadora e homem provedor precisa ser superada. Ambos os gêneros devem ser tratados de forma igualitária, com as mesmas oportunidades, obrigações e direitos.

Imagens de Pixabay

Referências

APARECIDA AMARAL. Conheça as principais vantagens de contratar mulheres e promove-las a cargos de chefia. Publicado em 13 de maio de 2019.Disponivem em:< https://implanttaconsultoria.com.br/conheca-as-principais-vantagens-de-contratar-mulheres-e-promove-las-a-cargos-de-chefia/>.


SAFFIOTI, Heleieth Iara Bongiovani. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. Quatro Artes, 1969.

CAROLINA FRAGOSO.A evolução da mulher no mercado de trabalho. Publicado em 02 de setembro de 2015.Disponivem em:< https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/a-evoluo-da-mulher-no-mercado-de-trabalho/>.


JOSÉ ROBERTO MARQUES.A mulher no mercado de trabalho. Publicado em 22 de abril de 2019.Disponivel em:< https://www.ibccoaching.com.br/portal/mercado-trabalho/mulher-no-mercado-de-trabalho/>.

terça-feira, 1 de outubro de 2019

Marketing Digital e Inbound Marketing


O marketing digital surge como uma nova forma de comunicação com o cliente. 
O marketing tradicional se utiliza de canais offline como propagandas realizadas por meio da TV, rádio e mídia impressa, visando atingir o cliente final. Já o marketing digital também almeja criar valor para seus clientes e chamar sua atenção. O que muda é o meio de propagação de conteúdo que é disseminado através da internet por meio de redes sociais, sites e blogs tornando a comunicação mais rápida e assertiva. Em um mundo conectado a utilização do marketing digital se torna cada vez mais necessário. 

Inbound Marketing
As pessoas estão se conectando gradativamente, mas cada vez é mais comum usar a internet para obter informações sobre produtos ou serviços que atendam expectativas e necessidades.

Independente do tipo de negócio, o que se busca é cativar, chamar a atenção dos clientes por meios de disseminação de  conteúdo na internet e esta é a diferença do inbound marketing. Na abordagem tradicional as empresas buscam os clientes, ou seja se criam meios de chegar até eles; o inbound marketing trabalha com uma nova perspectiva cujo objetivo é fazer com que os possíveis clientes procurem seu produto ou serviço por espontânea vontade.




Estágios do inbound marketing (funil de vendas de marketing digital)



É preciso desenvolver assuntos que despertem o real interesse do público que almeja atingir e se espera que o  cliente fiel. Assim, contar com o marketing de conteúdo é ter um poderoso aliado.

O inbound marketing é a melhor ferramenta a ser utilizada no atual modelo de mercado e nos atuais costumes do consumidor. As etapas do inbound marketing ou funil de vendas são: atrair, converter, relacionar, vender e analisar.

Atrair
Todos os esforços são voltados a criar conteúdo interessantes. Assim, o que se pretende é fazer com que os possíveis clientes venham até a empresa por livre e espontânea vontade. O resultado é um público totalmente engajado e predisposto a consumir produtos ou serviços.
Mecanismos de busca como o Google, Bing e Yahoo atuam como facilitadores para o inbound marketing. Com eles a partir de uma simples busca o leitor será direcionado à conteúdos exclusivos que esteja procurando no momento.

Converter
O usuário passa de um simples visitante para um lead. Leads são clientes que demonstraram interesse pelo seu conteúdo e disponibilizaram seus dados como email ou até mesmo redes sociais para obter algum benefício em troca.

Relacionar

Depois de ter conseguindo transformar um visitante em lead é necessário continuar mantendo contato e demonstrando que seu produto ou serviço podem satisfazer suas necessidades. Podem ser utilizados e-mails promocionais, email marketing e newsletter só que para isso o conteúdo a ser disseminado através desses meios devem ser relevante para proporcionar o interesse de compra imediato.

Vender
Todo caminho virtual percorrido até o momento tem objetivo de gerar demanda para a empresa. Um website destinado à venda pode ocorrer por este próprio canal. Contudo, ainda há o caso de produtos vendidos em uma loja física e aí é necessário que se entre em contato com o vendedor.

Analisar



A última e não menos importante etapa é a verificação da satisfação do cliente em relação ao seu produto ou serviço. Somente assim poderá saber se suas estratégias estão tendo o efeito esperado, e por meio disto, proporcionar melhorias que contribuam para alcançar um maior número de clientes.

Um dos exemplos mais comuns de análise é o que ocorre com o You tube, Instagram e Facebook, que medem sua audiência através de curtidas e seguidores. Esta é a base para uma empresa medir a relevância do seu produto ou serviço para o público-alvo ao qual se destina.
Se o público o segue é porque está interessado no conteúdo que está sendo oferecido pela sua empresa. Outra possibilidade está no status do WhatsApp: pode-se ter uma ideia do interesse no assunto que está sendo postado pelo número de visualizações que ele tiver.

Todas as etapas do inbound marketing são importantes. Se você pretende investir no marketing digital, ao seguir essa estratégia corretamente poderá obter resultados melhores e mais assertivos.

Referência 
 Resultados Digitais. Inbound Marketing. publicado em 27 de junho de 2016.Disponivel em:< https://resultadosdigitais.com.br/especiais/inbound-marketing/>.

Rodolfo Benetti. Guia completo sobre Inbound Marketing. publicado em 03 de junho de 2019.Disponivel em:< https://www.organicadigital.com/blog/guia-completo-sobre-inbound-marketing/>.

Imagens de Pixabay.

Especial Imposto de Renda - Dedução do Imposto de Renda e Gastos Escolares

O imposto de renda (IR) é o valor descontado que incide diretamente nos rendimentos da pessoa física ou jurídica, para após ser destinado ...